30 julho 2010

A Sabedoria do Silêncio Interno | Texto Taoísta

Texto Taoísta 

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia).

Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia.

O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso.

Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões.

Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinivel, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades , a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.

Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão.

Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o facto.

Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita  e não conhece a dualidade.

Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo.

Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda.

Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Pratique a arte de não falar.

Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO.

Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação.

Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo.

Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser.

Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.

----

Baixe este PPS aqui:

* Recebi este texto maravilhoso de meu Irmão de Coração, Ricardo, com um pedido para compartilhar com todos os amigos e leitores do Projeto Luz Consciência.

E aqui está meu querido! Que estas palavras tão sábias, possam ser incorporadas em nosso dia a dia, ainda mais neste momento ímpar e tão importante que todos vivenciamos na história da Humanidade.

Paz e Luz a todos os Corações.

Um abraço fraterno e amoroso a ti, meu Irmão na Luz, tão amado!

Lucy


Compartilhe com os amigos ♥



4 Comentários:

Ricardo disse...

Este irmao a que você se refere será sempre benvindo, Lucy... além de todos os que aparentemente "apenas" comparecem, com a Energia do seu precioso 'Silêncio', ou trazendo palavras que buscam despertar a Consciência Maior (Tao, Chi, Ki, "Eu Sou") e ajudar na realizaçao do Plano Divino, através da expansao do 'Amor Universal'! Fraterno abraço a todos!

Jeana Andréa disse...

O chinês Lao-Tzu filosofou no século 2:“Palavras em demasia se esgotam. Melhor é guardar o que está no coração”. Tamanha sabedoria, entretanto, parece ter perdido um pouco de seu sentido para nós. Desaprendemos o valor do silêncio e fazemos de tudo para preenchê-lo – nem que seja com discursos vazios. Ter discernimento ao falar e aprender a calar são,mais que uma meta, um caminho para a Paz Interior.

Obrigada Luciana e Ricardo por compartilharem sempre coisas boas e úteis...

Achei na internet algumas dicas que transcrevo abaixo, achei interessante por isso compartilho aqui...
BjoOoo meus queridos... Parceira jóia de vcs... Tenho muito respeito e admiração pelo trabalho e pela busca de vcs!!!
Namaste!!! :)

Para silenciar
• Desacelere. Programe viagens para lugares tranqüilos, onde possa relaxar e escutar os sons da natureza. Em templos e espaços religiosos, também se cultiva o silêncio interior.
• Desconecte-se. De vez em quando, desligue telefone,TV, rádio e outras fontes de barulho. Procure se aquietar e não falar. Deite-se ou tome um banho relaxante, por exemplo.
• Focalize. Concentre-se no presente e mantenha a mente livre dos pensamentos desnecessários: eles contribuem para o ruído interno, que estimula a ânsia de falar.
• Não fale por falar. Preste atenção se seu jeito de se comunicar não é seco ou ríspido. Sem querer, você pode ser malinterpretado e magoar os outros. E meça mais as palavras.
• Medite. Encontre a técnica que melhor se encaixa em sua rotina. Basicamente, todas ensinam a se sentar ereto, relaxar e deixar passar os pensamentos, sem retê-los.
• Reze. Em todas as religiões, a prece é uma forma de interiorização que conduz à paz de espírito e ao silêncio interior.

RicBrasil disse...

Luminosas observaçoes, Andréa... Palavras e Energía que só vêm acrescentar!!!
Sigo com o tema considerando a 'Meditaçao'... E para sabermos quando uma técnica de meditaçao é válida ou se nos trará reais beneficios, basta observarmos que a 'Verdadeira Meditaçao' é simplesmente o exercício da Integraçao de nosso ser externo com a 'Essência Divina', em nosso Interior. É praticarmos o silêncio intelectual, diminuirmos o fluxo dos pensamentos... até que se torne possivel ouvir a "Voz do Silêncio". É Entrega! É abrir-nos à 'Paz', para que finalmente a levemos por onde quer que estejamos... seja em meio ao ruido das grandes cidades, ou em algum recanto especial da Mae Natureza! Já nao importa onde estejamos, porque a Paz estará lá, junto... sendo irradiada de nossos coraçoes e de cada átomo de nosso Ser! E com e através d'Ela, em breve começará a aflorar a 'Chama Trina', na forma do 'Amor Divino', da 'Sabedoria Cósmica' e do 'Poder Divino'! Este, o grande propósito da verdadeira Meditaçao... e a Realizaçao do 'Amor Universal'!

Karin disse...

EN VERDAD ES ESO MISMO, LA ESENCIA DE LA MEDITACIÒN ES LA INTEGRACIÒN CON LO MEJOR DE UNO MISMO, OSEA SU SER INTERNO!!!. Y LO DEMÀS SE DA POR AÑADIDURIA, ILUMINACIÒN IRRADIANDO Y SINTIENDO PLENAMENTE CADA MOMENTO CON GRATITUD Y ALEGRIA, YA QUE PODEMOS TENER MUCHA DEVOCIÒN, ENTREGA Y AUN AMOR, PERO SIN ESTA VIRTUD DE SENTIRSE PLENA O PLENO EN ESTE VIAJE LLAMADO VIDA, POCO ADELANTAREMOS CON TÈCNICAS, ORACIONES, AYUNOS, EJERCICIOS VARIOS, Y SOLO NOS TRASNFORMAREMOS EN ADULTOS CON MUCHAS REGLAS. MEDITEMOS EN LA VIDA AMPLIA SIEMPRE, MEDITO CUANDO ABRAZO A MI PADRE O MADRE MIRANDO EN ELLOS ESTE VIAJE ETERNO!!!. MEDITO CUANDO SOY DULCE Y PASIVA EN MIS ACTITUDES!!!. MEDITO CUANDO SALUDO A MI VECINO CON ESPERANZA Y FE EN LA HUMANIDAD, SIMPLEMENTE PORQUE TAMBIEN PORQUE SOY HUMANO!!!.
COMO DICE EL ESCRITOR MEDITAR: MEDITAR PARA SER EL AMOR UNIVERSAL!!!

Postar um comentário

Seja bem vindo!

Sinta-se a vontade para comentar os artigos e compartilhar seus pensamentos conosco. Muito obrigada por sua presença!

• Se desejar enviar um email, visite a página de CONTATO.

Um abraço Fraterno ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ॐ Licença e Direitos Autorais


Creative Commons License

Projeto Luz Consciência 2009 / 2011 por Ricardo L. de Oliveira * Esta obra está licenciada sobre uma Licença Creative Commons.

ॐ Créditos

Design by ♥ Lucy ♥
Amor e Paz Sem Fronteiras

  ©Direitos reservados Luz Consciência | Por Luz Consciência | Design by Lucy ♥ | Modelo DB3.0 | Powered by Blogger

TOPO