16 setembro 2012

SEMINÁRIO QUÂNTICO SOBRE PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE


ESSÊNCIA DIVINA E CONSCIÊNCIA:
“A IMPORTANCIA DA TRANSCENDÊNCIA”

É com prazer e alegria que comunico aos amigos do ‘Projeto Luz Consciência’ alguns aspectos positivos que resultaram de um seminario que realizamos recentemente em uma Universidade, aqui da regiäo centro-sul do Chile, a qual integrou temas como ‘Meditaçäo, Espiritualidade e Psicoterapia’, sendo dirigida a um público composto por psicólogos, psicoterapeutas e estudantes na área da Psicologia.

Como psicólogo clínico, estando perfeitamente consciente de até onde me seria conveniente extender o assunto da ‘potencialidade humana’, uma vez que a atmosfera de qualquer ambiente universitário se encontra normalmente subordinada ao ámbito da comprovaçäo científica, e de que qualquer argumentaçäo situada fora de tais parâmetros poderia depor contra minha própria credibilidade como profissional, busquei evocar dos participantes uma visäo mais quântica e filosófica, dentro do que significa o campo das possibilidades.

Para tanto, procurei relacionar algumas frases proferidas por Jesus Cristo e outras encontradas na Bíblia cristä, com o objetivo de contrastar duas formas pseudo-reconhecidas de inteligencia: a “racional-intelectual” e o significado mais profundo de “Sabedoria”, assim como uma proposta teórica de que os restantes 90% supostamente ainda näo utilizados do cérebro humano näo teriam qualquer relaçäo com a evoluçäo do ser ou constituir-se como a razäo de algumas pessoas terem desenvolvido certas habilidades consideradas sobrenaturais, assim como a capacidade de curar e/ou autocurar-se, mover objetos com a mente, etc. Ou seja, que näo seria o amontoado de células conhecido como massa encefálica que teria qualquer poder de realizar tais fenômenos, mas sim uma força infinitamente superior e latente que continua aguardando reconhecimento e expressäo, desde a dimensäo interior da maioria dos seres humanos.

Acredito que tal história sobre o poder conferido ao cérebro seja uma criaçäo bem típica de pessoas com uma visäo absotulamente restrita ao materialismo, as que em väo tentam explicar ou justificar que qualquer poder tenha sua origen no campo da materia, o que dificilmente poderia ser comprovado por intermédio dos nossos atuais e escassos recursos científicos, ainda que por outro lado já tenha sido possivel quantificar a frequência de alguns fenómenos ditos “paranormais”, assim como por exemplo, a cura associada à “fé” ou à prática da meditaçäo.
   
A primeira frase proposta durante o seminario foi a afirmaçäo bíblica de que “o ser humano teria sido criado à imagem e semelhança do Criador”. Sobre o anterior, atualmente se tem disseminado a idéia distorcida de que seriamos meros resultados de experiencias genéticas realizadas por civilizaçöes extraterrestres mais avançadas, o que unificando a ignorancia científica dos antepassados, com os atuais conhecimentos da ciencia genética, se traduziria em havermos sido “criados à imagem e semlhança dos deuses astronautas”. Porém, acredito necessário ter presente que algumas possibilidades de forma alguma implicam na exclusäo de outras, assim como a proposta dos Mestres Ascensionados de que nossa origen seja real e originalmente Divina! Ou seja, que seriamos extensöes da propria ‘Substancia-Luz’, cuja manifestaçäo última seria o corpo tridimensional através do qual nos manifestamos, enquanto ‘seres espirituais’ vivendo a experiência terrestre; ademais, que nossa consciência seja uma partícula individualizada da própria Consciência Cósmica, portanto sendo a ‘Sabedoria’ uma virtude divina… perfeitamente extensível ao ser humano comum, o qual se utiliza das habilidades racionais do cerebro como forma de assimilar os fenómenos à sua volta, bem como compreender as possibilidades e manifestaçöes diversas que ocorrem em seu proprio interior.

E como comprovaçäo do anterior, ao menos como forma filosófica de explicar nossas ‘potencialidades’ latentes, destaquei a seguinte frase atribuida a Jesus Cristo: “Todos vós realizareis um dia estas coisas que eu faço… e muito mais!”

E onde estaria a relaçäo destas propostas com a psicología, mais específicamente com a psicoterapia em um nivel mais holístico e profundo? A corrente recém surgida denominada ‘Psicologia Positiva’ propöe que o diagnóstico comumente enfocado nos problemas ou psicopatologías seja subtituido pela busca das fortalezas ou potencialidades naturais da pessoa, para que através desta nova forma de consciencia as dificuldades sejam colocadas em um plano de menor significância, portanto minimizadas e logo superadas. Já a proposta de transcendencia que busquei aportar durante este seminario se refere ao desenvolvimento daquelas potencialidades que existem em um nivel ainda mais profundo, propondo a utilizaçäo dos recursos que se originam na própria Extensäo Divina que a todos criou… e que diariamente mantém! Portanto, dentro desta nova proposta terapéutica, o psicoterapeuta atuaria de forma bastante similar a de muitos gurús da antiga Índia, os quais buscavam conscientizar seus discípulos de que todo o potencial que necessitavam se encontrava  dentro de si mesmos. Porém, desde esta nova proposta e perspectiva, tal recurso näo seria atribuido a um Deus externo e distante, mas antes da própria extensäo cósmica e imortal que faz parte e reside dentro do próprio chamado “paciente”.

Este seria um trabalho realizado entre ‘paciente e psicoterapeuta’, porém buscando criar situaçöes que se constituam como um progressivo processo de "dar-se conta", por parte do primeiro, procurando entregar-lhe as ferramentas necessárias, näo somente para que os problemas ou transtornos psicológicos sejam definitivamente superados, mas para que desenvolva uma nova visäo e expectativas absolutamente positivas com relaçäo à sua vida, logo praticando a “arte de ser feliz” que há milhares de anos se há comprovado ser possivel resgatar através de práticas corretas de ‘meditaçäo’!

Como etapa conclusiva da palestra foram abordadas explicaçöes sobre duas excelentes técnicas meditativas; a primeira, se refere à ‘Meditaçäo Vipassana’, técnica que foi ensinada por Gautama Buda e que consiste em um poderoso processo de limpeza do cerebro, libertando-o de todo padräo negativo de pensamento, o que vem preparar e liberar a mente para a prática concomitante de outra técnica, a ‘Meditaçäo Transcendental’. Esta última tem sido aconselhada pelo grande Mestre Ascensionado conhecido pelo nome de Saint Germain… cuja finalidade é promover a sintonia do ser externo com a ‘Natureza Divina Interior’, fonte de toda felicidade e paz, bem como desenvolver o ‘Amor Universal’, cuja consequência será a edificaçäo conjunta de um mundo bem mais luminoso, fraterno e feliz!

Um fraterno abraço a todos, sempre honrado e agradecido pela tua 'Presença', aqui e agora,

Ricardo






Compartilhe com os amigos ♥



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo!

Sinta-se a vontade para comentar os artigos e compartilhar seus pensamentos conosco. Muito obrigada por sua presença!

• Se desejar enviar um email, visite a página de CONTATO.

Um abraço Fraterno ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ॐ Licença e Direitos Autorais


Creative Commons License

Projeto Luz Consciência 2009 / 2011 por Ricardo L. de Oliveira * Esta obra está licenciada sobre uma Licença Creative Commons.

ॐ Créditos

Design by ♥ Lucy ♥
Amor e Paz Sem Fronteiras

  ©Direitos reservados Luz Consciência | Por Luz Consciência | Design by Lucy ♥ | Modelo DB3.0 | Powered by Blogger

TOPO